Aplicações do Benchmarking Competitivo
- Sérgio Henrique Puga

- 22 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Mais do que uma simples comparação entre produtos e serviços, o benchmarking competitivo é um processo sistemático que analisa as melhores práticas e estratégias dos seus concorrentes e identificando oportunidades de melhoria para a sua empresa.

Para Robert J. Boxwell Jr., autor e consultor nas áreas de Finanças e Estratégia, o benchmarking competitivo permite aprender com seus sucessos e fracassos, concentrando-se em métricas que impactam diretamente os objetivos estratégicos da sua empresa. Algumas aplicações recomendadas por Boxwell para essa ferramenta são:
Desempenho financeiro
Utilizar o benchmarking para comparar métricas financeiras como lucratividade, crescimento da receita e estrutura de custos.
Marketing e Vendas
Aplicar este processo de forma sistemática e contínua para analisar campanhas de marketing dos concorrentes, estratégias de preços e métodos de aquisição de clientes.
Eficiência Operacional
Fazer benchmarking de processos operacionais para identificar oportunidades de otimização de fluxos de trabalho e redução de custos.
Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Analisar de forma comparativa as características de produtos e serviços dos concorrentes, preços e avaliações dos clientes para nortear os seus próprios processos de desenvolvimento.
Recursos Humanos
Aplicar o benchmarking também em estratégias de aquisição de talentos, pacotes de remuneração e benefícios dos funcionários e programas de treinamento.
Importante considerar que o benchmarking competitivo não seja uma ação específica, mas sim um processo contínuo que exige comprometimento tanto dos gestores quanto dos demais colaboradores em todos os níveis na sua organização.
Fonte: LinkedIn - Artigo publicado originalmente por Sérgio Henrique Puga | Head de Comunicação e Marketing do Grupo Promo




Comentários